CODIGO PLANTILLA 3 COLUMNAS

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Prevenção e Protecção do Ambiente

O Nosso Rio (Rio Ferreira-Campo-Valongo):


















Entre Nós Há Um Bom Ambiente

Politica de ambiente:

A protecção do ambiente é um dos elementos fundamentais no desempenho responsável da Auchan contribuindo para a melhor oferta de produtos e serviços de qualidade.
Consulte aqui a nossa Politica Ambiental

Formalizada recentemente a politica do ambiente identifica cinco áreas de actuação:
- Prevenção da poluição e eficiência na utilização de recursos
- Formação de colaboradores e sensibilização de clientes/Educação Ambiental
- Produtos sustentáveis
- Cumprimento de requisitos legais e outros
- Melhoria Contínua

As nossas práticas

Sistema de Gestão ambiental
Dando os primeiros passos no sentido de uma futura certificação, o Grupo identificou indicadores específicos relativos à gestão de energia, água, consumíveis, resíduos e ar, permitindo a cada loja definir as suas metas, tendo como objectivo a melhoria continua.

Prevenção da poluição e o uso deficiente de recursos
A utilização racional dos recursos naturais é uma das nossas preocupações presentes na gestão diária das nossas actividades, motivo pelo qual a Auchan monitoriza os consumos de água e de energia de forma sistemática.

Gestão da energia
O aquecimento global constitui uma das mais sérias preocupações do nosso tempo. Conscientes da nossa responsabilidade, enquanto consumidores intensivos de energia, temos monitorizado regularmente os nossos consumos energéticos, de forma a podermos identificar oportunidades para a sua redução e optimização, e contribuirmos assim para a redução da emissão dos gases com efeito de estufa que estão na origem deste fenómeno. A electricidade é o principal consumo energético das nossas actividades representando cerca de 97% do consumo total em 2006, o que correspondeu aproximadamente a 34 200 t de CO2.
Por este motivo a Auchan tem vindo a implementar medidas de eficiência energética, que permitam reduzir os consumos de energia eléctrica dos quais se destacam:
A sensibilização dos colaboradores para a eficiência energética, a colocação de sinalética, a instalação de lâmpadas mais eficientes, a instalação de painéis solares (loja de Gondomar) e de células foto voltaicas, e o aproveitamento do calor de produção de frio para aquecimento das águas. Estas medidas traduziram-se numa redução dos consumos da ordem de 1,2% relativamente a 2005.

Gestão dos transportes e logística
Desde 200 que a Auchan tem vindo a optimizar as suas rotas de distribuição de mercadorias, estruturando-as segundo o horário de entrega em cada loja e cobrindo diversas lojas com um mesmo veículo. NO transporte de verduras são utilizadas, caixas reutilizáveis, que permitem aumentar o número de caixas por palete, e, consequentemente o peso de produtos por quilómetro transportado, diminuindo o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Os veículos utilizados na distribuição são subcontratados a um único distribuidor, cuja frota é tecnológica e ambientalmente evoluída, de forma a minimizar o consumo de combustíveis e a emissão de poluentes para a atmosfera.
Destaque ainda para os motores de geração e frio menos poluentes, para a aplicação de filtros de escape que reduzem a emissão de poluentes e para a existência de dois depósitos (um de combustível e um de aditivo) com o objectivo de melhorar a eficiência do consumo de combustível e, consequentemente reduzir as emissões de CO2.

Gestão de resíduos
Os principais resíduos gerados pela actividade Auchan são cartão e plástico de embalagem, orgânicos e indiferenciados, sendo, no entanto, separados 40 tipos de diferentes resíduos.
O grupo Auchan produziu em 2006 no total, 16 000 t de resíduos, das quais 69.5%, foram enviados para reciclagem ou tratamento. O grupo Auchan foi um dos fundadores, e o primeiro presidente, da Díspar, que representa o sector do comércio/distribuição na sociedade ponto verde.


O Estado do Nosso Rio


Despoluição do Rio Ferreira
A Câmara Municipal de Valongo arrancou no passado sábado com uma acção de despoluição do Rio Ferreira, numa parceria que conta com a participação ( entre outras entidades) das Câmaras de Paços de Ferreira e Paredes.
A iniciativa, curiosamente teve o seu arranque na praia fluvial de Sobrado e contou com a participação de ciclistas que efectuaram um percurso transportando o logótipo do projecto.
É caso para enaltecer esta aposta na limpeza do rio e de lamentar que seja necessário o deixar chegar (outrora límpido e rico em fauna e flora) ao estado em que está para as autarquias se consciencializarem do seu importante papel na preservação das suas linhas de água.

Fonte:
http://sobradoemlinha.blogs.sapo.pt/21860.html

Trabalho feito por - Edgar 6ºE e Marinho 6ºE